Crítica e Reflexão Cinematográfica e Performática

MBA em Cinema

Módulo 13 - Crítica e Reflexão Cinematográfica e Performática

Plano de ensino

Carga horária: 12 h.a.

Docente Prof. Me. Warde Marx

Ementa

Filmes dos mais emblemáticos, que marcaram, mudaram ou definiram a História do Cinema serão exibidos em sessões seguidas de debates enriquecedores e provocativos. As obras primas Encouraçado Potemkin, Cidadão Kane e Guerra nas Estrelas serão alvo de análise avançada, de modo a contribuir com a formação artística, estética e cultural dos alunos.

Objetivos

Apresentar ao aluno alguns dos principais conceitos para análise cinematográfica e performática, permitindo-lhe desenvolver por sua própria conta a análise fílmica.

Possibilitar o exercício próprio e profundo da prática analítica, superando o mero gostei-não gostei.

Proporcionar a experiência da análise e do debate sobre o conteúdo de obras marcantes na história do cinema mundial, descobrindo novos conteúdos e ampliando a capacidade de leitura da obra de arte cinematográfica.

Programa

1.    Conceitos

2.    Os criadores da forma cinematográfica. Análise: O encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein (1925).

3.    A instituição da indústria: liberdade de criação X grande produção. Análise Cidadão Kane, de Orson Welles (1941).

4.    Reinventando a magia: a grande virada dos anos 70. Análise: Guerra nas estrelas, de George Lucas (1977).

5.    Conclusão.

Bibliografia

BETTON, Gérard. Estética do cinema, São Paulo: Ed. Martins fontes, 1987.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica, São Paulo, Ed. Brasiliense, 2011.

TUDOR, Andrew. Teorias do cinema. Lisboa, Edições 70, s.d.p.

VANOYE, Francis; GOLIOT-ÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas, Papirus Ed., 1994.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1984.

 

A JORNADA DO HERÓI - artigo

O PODER DO MITO - línque


Comments