Quem sou

Prof. Me. Warde Marx  

Minha formação inclui, principal e cronologicamente, graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1983); Técnico em Teatro, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (1988); Especialização em Teatro (1997) e Especialização em História da Arte (1999), ambas obtidas na Universidade São Judas Tadeu (SP); Mestrado em Ciência da Comunicação, na linha de pesquisa de Teoria e Crítica de Arte, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003), com pesquisa sobre o Teatro Brasileiro no século 20 (especialmente nas décadas de 1950 a 1970), focando a trajetória da atriz Maria Della Costa; e Certificação Internacional Docente Teaching and Learning in High Education, pela Universidade de Tampere, da Finlândia (2018). De minha dissertação de Mestrado resultou o livro Maria Della Costa - seu teatro, sua vida, publicado pela Imprensa Oficial de São Paulo.

A experiência profissional, como professor, pesquisador, escritor e palestrante abrange as áreas de Artes (atuação, direção teatral, formação de atores, dramaturgia, produção, História - da Arte, do Teatro, do Cinema, do Teatro Brasileiro - etc.); Comunicações (Teoria e História da Cultura, Teoria das Mídias, Teoria da Comunicação, Brasil - Século 20, História Geral, História do Brasil, Cultura Brasileira, Comunicação Interpessoal, trabalho com equipes colaborativas etc.); e Educação (Desenvolvimento de Soft Skills, Planejamento de Careira, Capacitação para Docência Superior etc.). Ministro ou ministrei cursos nessas disciplinas; além de Mitologia Grega, Comunicação e Discurso Político, Ética e Legislação, Estética, dentre outras; tenho artigos sobre Cultura, Educação, Comunicação e Arte publicados em revista científica; e fui o criador e apresentador do programa Persona, pela Clictv, um dos canais de webtv pioneiros no Brasil (veja alguns dos programas AQUI).

Atualmente, na Fundação das Artes de São Caetano do Sul sou professor e oriento de Trabalhos de Pesquisa Teatral; para o Latin American Film Institute ministro cursos livres e de Pós-Graduação, no MBA em Cinema; sou palestrante e um dos gestores do Sens - Cultura, Informação e Performance.

Ainda fui, desde 08/03/2014, colaborador fixo do programa Você é curioso?, da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que foi interrompido em julho de 2020. Sua 20ª temporada, agora com o nome de Olá, curiosos!, vai ao ar, ao vivo, aos sábados, das 10h às 12h (ou a qualquer hora, via podca​st). Na rádio, meu boletim se chamava Aí tem História!, sobre curiosidades históricas (ouça alguns deles AQUI). 

Enfim, não faço muitas coisas diferentes, como pode parecer; TUDO está contido em Educação, História, Comunicações e Artes.

O único segredo é que eu ADORO isso!



Comments